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No Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo (10), o Distrito Federal se destaca com múltiplas opções

Xô, sedentarismo! Veja onde praticar atividade física gratuita no DF No Dia Mundial de Combate ao Sede...

Xô, sedentarismo! Veja onde praticar atividade física gratuita no DF
No Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, a Agência Brasília mapeia lugares e investimentos do governo para a prática de atividades

Neste 10 de março se comemora o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. A data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), destaca a importância de as pessoas praticarem atividades físicas e se alimentarem adequadamente em benefício da própria saúde.

No DF, a prática de atividades físicas gratuitas tem amplas possibilidades em parques, quadras poliesportivas, centros olímpicos e pontos de encontro comunitário | Foto: Arquivo Agência Brasília

Embora o Distrito Federal seja a unidade da Federação (UF) com maior percentual de praticantes de algum tipo de atividade física, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, autoridades avisam que saúde nunca é demais e que é necessário reforçar essa busca.
Entre obras e projetos, a Secretaria de Esporte e Lazer tem R$ 90 milhões investidos em estruturas para prática esportiva

No DF, a prática de atividades físicas gratuitas tem amplas possibilidades em parques, quadras poliesportivas, centros olímpicos e paralímpicos (COPs) e pontos de encontro comunitário (PECs) espalhados pelas cidades. Oferta que favorece a capital federal a manter o posto de UF onde mais adultos praticam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana.

Segundo o Ministério da Saúde, por meio da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2020, no DF, 46,6% dos adultos atingem essa marca de atividades. Entre os homens, a frequência é de 54,9%, superior à de Fortaleza, com 54,5%. Entre as mulheres, as maiores frequências foram observadas em Florianópolis (42,9%) e Vitória (40,4%). No DF, este índice marcou 15,4%.

Dez campos de grama sintética estão sendo construídos em Taguatinga, Ceilândia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama, Sobradinho II, Planaltina e Brazlândia | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

"Brasília é convidativa à prática de atividades esportivas. Com avenidas largas, vários parques urbanos e políticas públicas de inserção ao esporte, nos mantemos no primeiro lugar entre as UFs na prática esportiva. E o GDF trabalha para não perder esse posto", avalia a secretária de Esporte, Giselle Ferreira.

"As 12 unidades dos COPs oferecem cerca de 70 mil vagas nas 12 unidades. Entendemos que o investimento em esporte, atividades físicas e lazer gera reflexos positivos em outras áreas, sendo, portanto, estratégico e necessário para o bem-estar social e a saúde coletiva", ela acrescenta.

"O movimento é essencial para a saúde. Sem movimento não há saúde, e ele pode ser feito em qualquer lugar, desde que haja vontade", aponta a endocrinologista Anita Laboissière Villela

Problemas do sedentarismo

Médica endocrinologista do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh) da Secretaria de Saúde, Anita Laboissière Villela afirma que o sedentarismo é um fator para o surgimento de doenças como excesso de peso e pressão alta, e causa também de tabagismo e mau humor. "O sedentarismo está ligado às doenças crônicas e todas elas podem ser evitadas com atividades, com o movimento", explica.

Para a especialista, os parques, calçadas e quadras de Brasília estimulam o movimento. "Neste sentido, Brasília convida as pessoas a fazer atividades, seja nos PECs, quadras esportivas ou nas ruas. Há cidades onde não há espaço para isso", complementa Anita Laboissière Villela. "O movimento é essencial para a saúde. Sem movimento não há saúde, e ele pode ser feito em qualquer lugar, desde que haja vontade. O movimento cura tudo", aponta.

A médica dá algumas dicas que podem motivar as pessoas a abandonarem o sedentarismo. Ela cita que, para sair da inércia, é preciso começar uma atividade num ritmo mais devagar, se programar, buscar coisas que gosta de fazer e dão prazer e aumentar a frequência com o tempo.

De acordo com Anita Laboissière Villela, o ideal é pelo menos 30 minutos de atividades diárias. Segundo ela, atividades feitas em casa contam na luta contra o sedentarismo, desde caminhar, usar escadas e limpar a casa, por exemplo.

Investimento no esporte

Entre obras e projetos, a Secretaria de Esporte e Lazer tem R$ 90 milhões investidos em estruturas. Um exemplo são os dez campos de grama sintética que estão sendo construídos em Taguatinga, Ceilândia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama, Sobradinho II, Planaltina e Brazlândia. O Cruzeiro foi a primeira cidade a ter uma unidade entregue. Além destes, três campos estão passando por manutenção, em Samambaia, Riacho Fundo II e Planaltina.

A secretaria também prepara a implantação de 20 quadras de areia em diferentes cidades, entre elas a Estrutural, Fercal, Gama, Ceilândia, Samambaia e Arniqueira. Em outra frente, os projetos em andamento contemplam um centro olímpico no Paranoá, a Piscina com Ondas, a Pista de Patinação e o Skate Park, no Parque da Cidade, entre outras iniciativas.

Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

FONTEAGÊNCIA BRASÍLIA  EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

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