Page Nav

HIDE

Latest Posts

TRUE

Páginas

{fbt_classic_header}

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

latest

Ads Place

Grécia celebra 201 anos da sua independência

A Grécia comemora nesta sexta-feira (25) o seu 201º Aniversário de Independência Dia da Independência da Grécia , ...

A Grécia comemora nesta sexta-feira (25) o seu 201º Aniversário de Independência
Dia da Independência da Grécia , feriado nacional celebrado anualmente na Grécia em 25 de março, comemorando o início da Guerra da Independência da Grécia em 1821. Ele coincide com a celebração da Anunciação a Theotokos pela Igreja Ortodoxa Grega , quando o Arcanjo Gabriel apareceu a Maria e disse-lhe que ela teria o filho de Deus.

FOTO: Arquivo Tribuna do Brasil

A Grécia fazia parte do Império Otomano desde 1453. A revolta grega foi precipitada em 25 de março de 1821, quando o Bispo Germanos de Patras içou a bandeira da revolução sobre o Mosteiro de Agia Lavra, no Peloponeso . O grito "Liberdade ou morte" tornou-se o lema da revolução. Os gregos tiveram sucessos iniciais no campo de batalha, incluindo a captura de Atenas em junho de 1822, mas seguiram-se lutas internas. Em 1827, Atenas e a maioria das ilhas gregas foram recapturadas pelos turcos.

Assim que a revolução parecia estar à beira do fracasso, a Grã-Bretanha, a França e a Rússia intervieram no conflito. A luta grega suscitou forte simpatia na Europa, e muitos intelectuais importantes promoveram a causa grega, incluindo o poeta inglês Lord Byron . Na Batalha naval de Navarino , as forças britânicas, francesas e russas combinadas destruíram uma frota egípcia otomana. A revolução terminou em 1829 quando o Tratado de Edirne estabeleceu um estado grego independente.

A cultura grega e o mundo contemporâneo

É com toda certeza que sabemos que a Civilização Grega foi uma das mais avançadas entre as antigas civilizações. Se tornando uma das bases da cultura ocidental, basta olhar nas livrarias, nos cinemas, nos monumentos e nas artes para perceber o quanto que a temos presente em nosso cotidiano. 



FOTO: Arquivo Tribuna do Brasil


É de uma riqueza extensa a herança cultural deixada pelo povo grego. Suas concepções de beleza expressadas em suas obras artísticas como escultura, pintura e arquitetura foram tidas como marco cultural por seu equilíbrio e harmonia. O teatro grego era dividido em tragédia e comédia, era acessível para toda a população e os atores usavam máscaras que caracterizavam as expressões dos personagens. 

Na história, os gregos foram pioneiros em trata-la com espírito científico, separando a lenda dos fatos. Na filosofia, o principal objetivo era explicar o cosmo (mundo). Depois evoluiu para explicar as coisas da vida, destacando Sócrates, Platão e Aristóteles. Na matemática Tales de Mileto e Pitágoras deixaram os cálculos e as leis geométricas. 

FOTO: Estátua do filósofo grego Sócrates: autoconhecimento como porta para a sabedoria e prática do bem | Arquivo Tribuna do Brasil

Também foi na Grécia antiga que a medicina se desenvolveu com as primeiras técnicas para identificação de doenças deixando de lado os tratamentos que eram baseados em crenças e superstições. Jogos olímpicos também tiveram início na Grécia antiga na cidade de Atenas, na época era marcada com uma celebração por trégua entre as cidades-estados da Grécia que viviam em conflito.

Cultura de quebrar pratos

As cerimônias de casamentos na Grécia são muito marcantes, pois além de serem envoltas de muita alegria com dança, comida e bebida, carregam uma forte simbologia em cada detalhe. No momento da recepção, por exemplo, durante uma dança folclórica popular e enquanto os convidados entoam "Oopah!" é realizada a famosa quebra de pratos, uma tradição antiga que serve para atrair a boa sorte e prosperidade para o casal, bem como demonstrar desapego as coisas materiais.


Antigamente esse costume era realizado na porta da futura casa dos noivos e também durante outros festejos para enganar e afastar maus espíritos através do barulho. Ademais, quando algum integrante de uma família morria, os parentes realizavam esse ritual com o intuito de acabar com o círculo de morte entre eles. Conta-se também que duas pessoas apaixonadas quebravam pratos ao meio quando estavam prestes a se "separar", para que quando se reencontrassem um dia, se reconhecessem ao juntarem as duas metades.

Atualmente a prática desse costume começou a requerer permissão para ser realizada em certos lugares públicos, como por exemplo, em restaurantes, afim de evitar acidentes com clientes trazendo problemas judiciais para os donos. Sugere-se que utilizem pratos de gesso ou sejam jogadas flores ao invés de quebrarem pratos nas celebrações.

Festa da Independência

Em comemoração ao Dia da Independência da Grécia, cidades e vilas em toda a Grécia realizam um desfile de bandeiras da escola, durante o qual alunos marcham em trajes tradicionais gregos e carregam bandeiras gregas. Também há um desfile das forças armadas em Atenas.


FOTO ARQUIVO TRIBUNA DO BRASIL: Independência da Grécia – desfile nas ruas de Atenas

As relações políticas entre Grécia e Brasil são tradicionalmente boas. No Congresso brasileiro e no Parlamento grego atuam grupos parlamentares de amizade greco-brasileira. Os dois paises se colocam consistentemente a favor do diálogo como meio de resolver as diferenças internacionais. Brasil e Grécia têm desfrutado "de relações bilaterais que sempre foram boas e que decorrem sem problemas", de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros grego. Além disso, a Grécia apoia a aspiração do Brasil de ser Membro permanente do Conselho de Segurança das Nações unidas.

Em relação à comunidade grega no Brasil poderá ser calculada em cerca de 30 mil de pessoas, que moram principalmente em São Paulo. Está completamente integrada na sociedade brasileira e regozijam–se de apreciação.

Além da embaixada em Brasília, a Grécia tem dois consulados gerais (um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro) e quatro consulados honorários. E como prova desta boa relação entre os países, Brasil possui uma embaixada em Atenas, objetivando aprofundar suas relações político-econômicas, bem como culturais com a Grécia.

Felicitação

Nós do Tribuna do Brasil temos a honra e a satisfação de felicitar e parabenizar antecipadamente o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário SE o Sr. Yannis Tzovas Mourouzis, pela passagem da Data Nacional nesta próxima sexta-feira, dia 25 de março, comemorando o seu 201º aniversário de independência nacional, desejando ao povo grego prosperidade, esperança, paz e sucesso no caminho do desenvolvimento democrático.

Na oportunidade, colocamos à disposição nossos serviços de assessoria de imprensa, publicidade em nossas plataformas de notícias, juntamente com nossos parceiros da comunicação no DF, que juntos somamos mais de 15 milhões de acessos mensais, o que nos coloca em uma posição de destaque na comunicação nacional.

Por Jornalista Anderson Miranda

CEO Grupo M4 Comunicação

Diretor Executivo TRIBUNA DO BRASIL

contato@grupom4.com.br

anderson@tribunadobrasil.com.br



Segue link das publicações em nossos canais:

Portal TRIBUNA DO BRASIL

TBR | Grécia celebra 201 anos da sua independência - https://www.tribunadobrasil.com/2022/03/tbr-grecia-celebra-201-anos-da-sua.html

Facebook TRIBUNA DO BRASIL

TBR | Grécia celebra 201 anos da sua independência - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/photos/a.781014118762475/1819646704899206

Instagram TRIBUNA DO BRASIL

TBR | Grécia celebra 201 anos da sua independência - https://www.instagram.com/p/CbdFQFsMhLI/

Twitter TRIBUNA DO BRASIL

TBR | Grécia celebra 201 anos da sua independência - https://twitter.com/TribunaBrasilBR/status/1506682649989029889


EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo


Nenhum comentário

Canaã Telecom

Popular Posts